sexta-feira, 8 de junho de 2012

ANOMALIA OU MONSTRUOSIDADE???

"Os teólogos reconhecem com toda razão que os monstros nascem para a glória de Deus" 

É com está frase do médico Paul Dubé que começo o posts desta semana . Li está semana que este médico que viveu em meados dos século XVII relatou uma das anomalias ou monstruosidade mais raras que se tem na literatura médica , o texto dizia que uma religiosa toma pela devoção  relatava "um fogo interior que a devorava em vida ", e que em sua autópsia os cirurgiões buscavam uma explicação para este sintoma que a consumia , por fim chegaram a conclusão de que se tratava de seu coração , na verdade dos seus corações , pois eram dois , ainda anunciando que "O coração é uma cera sobre a qual se imprimem as paixões da alma ". também analisado por Paul que definiu esta anomalia fisiológica como uma monstruosidade , mas os teólogos vigiavam o caso  disseram que Deus havia lhe dado este coração novo como um símbolo da graça e amor , recorrendo ao texto de Ezequiel (36,26: "Eu vos darei um  coração novo") . E só restou ao médico concluir que "os teólogos reconhecem com toda razão que os monstros nascem para a glória de Deus". 

Com extrema curiosidade fui em busca de explicações sobre a possibilidade de vida com dois corações , se  é uma anomalia ou se realmente é uma monstruosidade hoje em dia . Pois encontrei Ismael da Conceição Silva , Brasileiro , do município de Mamanguape na Paraíba , este menino de de dez anos nasceu com dois corações , com simetria bilateral  , com crescimento igual até os dois anos quando foi retirado o coração da direita . outro artigo que encontrei foi de um transplante realizado em uma menina na Inglaterra , diagnosticado com cardiomiopatia , não citada no artigo qual , mas que teve com propedêutica o transplante de um novo coração sem retirar o defeituoso . após algumas intolerâncias aos imunossupressores teve que por fim retirar o coração transplantado  e que foi visto que o coração antigo tinha regredido à uma condição saudável . passados 3 anos após a cirurgia os cirurgiões Magdi Yacoub e Victor Tsang atestaram a recuperação da menina , e ficaram "surpresos e satisfeitos " .

Acredito que as estruturas adjacentes ao coração seriam extremamente prejudicadas com a presença de um segundo coração , em especial os pulmões laterais a ele e a aorta torácica e o esôfago no mediastino posterior , também poderiam ser acometidos por uma compressão extrínseca . mas se é compatível com a vida , de acordo com os artigos, é possível que possa viver com dois coração , mas que grandes implicações isto poderia lhe trazer.  


Um comentário: